Coaching de Carreira X Foresight Estratégico Pessoal: Diferenças - Blog Lifelong Workers | Ressignificando o trabalho, a renda e a vida ao longo dela.
futuros possíveis de serem trilhados pelo foresight pessoal

Coaching de Carreira X Foresight Estratégico Pessoal: Diferenças

Todas as vezes que eu falo sobre Foresight Estratégico aplicado para a vida e trabalho, ou seja, para uso pessoal e não corporativo ou governos, uma das primeiras perguntas que surgem é: mas qual é a diferença de coaching de carreira para o Foresight Pessoal então?

Bom, apesar de inicialmente ser comum as pessoas se depararem com esta dúvida, são coisas bem distintas uma da outra. Tanto o Coaching de Carreira quanto o Foresight Estratégico Pessoal podem ser aplicados em sua vida profissional a fim de te levar para onde você gostaria de estar. Mas com objetivos, princípios, formas e noções de tempo distintas.

Para começar, caso você ainda não saiba o que é Foresight Estratégico e como isso se aplica á sua vida e propósito, sugiro a leitura prévia de outro artigo: “Por que a Prospectiva Estratégica é relevante e conectada com seu propósito de vida“. Deste ponto em diante, exploraremos então as principais diferenças do Foresight Pessoal para o Coaching de Carreira.

O Coaching de Carreira

O Coaching de Carreira é algo até já bem conhecido no mercado, até porque é uma área em que cresceu muito nos últimos 10 anos, tanto em profissionais especializados quanto de pessoas (Coachees) desejando Coaches em seu caminho.

De uma forma geral, é um processo em que você mergulha bastante em si mesmo e pode vir a descobrir sua missão, as vezes até mesmo seu propósito de vida, muito voltado para questões profissionais. Por isso mesmo se chama Coaching de Carreira.

A depender da pessoa que te acompanha nesse processo, ela também pode direcionar este processo para descobrir quais são as crenças limitantes que te paralisam ou bloqueiam de atingir o que se espera.

Por estas e algumas outras questões, muitas vezes o Coaching de Carreira é percebido como um processo profundo e individual de autoconhecimento por quem o experiencia.

Também é comum que a cada sessão você saia com um plano de metas a ser cumprido até a próxima sessão, geralmente elaborado pela pessoa que você escolheu como Coach.

Também tem um artigo bacana que encontrei escrito por uma Coach, indicando 5 livros interessantes que podem te ajudar nesta jornada, se você se interessar.

O Foresight Estratégico Pessoal

De forma simples, vamos primeiro esclarecer o que é Foresight.

Foresight é a capacidade intrínseca do ser humano – e só deste animal racional – de se antecipar a certos eventos. Os demais animais usam instinto pura e simplesmente.

Nós, humanos, usamos instinto também, aliado a raciocínio para tomadas de decisões. E nossa tendência é buscar por decisões que mitiguem, que diminuam riscos, dentro de nossas capacidades analíticas e intuitivas também.

Foresight é uma das principais disciplinas estudadas ao longo de uma longa formação em Futures Studies, ou em português, Estudos sobre Futuros. Sempre no plural, já que existem diversos futuros possíveis de acontecerem.

O Foresight Estratégico é um composto de diversas metodologias que ajudam com que o Foresight em si seja colocado em prática e de forma estratégica, seja por uma empresa, por órgãos públicos ou ainda para uso individual – daí o nome “Foresight Pessoal“.

O principal objetivo de uma jornada de Foresight Estratégico Pessoal é treinar a sua habilidade de pensamento antecipatório e o despertar de nossas consciências para os reais problemas do mundo hoje e problemas potenciais – que acabam por se tornar nossos de forma direta ou indireta.

LEIA TAMBÉM: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL X FORESIGHT ESTRATÉGICO PESSOAL

Para que serve o Foresight Pessoal?

Outra forma de nos referirmos a pensamento antecipatório é o termo em inglês Futures Thinking, que eu diria que é na verdade ainda mais amplo. E é tida hoje como uma das grandes habilidades requeridas em diversas profissões do futuro.

Todas estas denominações acima são campos de estudos mais recentes na história global, que nasceram há menos de 100 anos atrás e começaram a tomar força maior a partir dos anos 2000, em decorrência do mundo VUCA em que vivemos.

Ou seja, um mundo em que ninguém consegue planejar mais nada de forma linear e fazer acontecer, tamanha a complexidade do mundo em que vivemos. Não há mais como ficar em zona de conforto, gostando ou não disso. A não ser que… você não tenha nenhuma reclamação do (seu) mundo.

O Foresight Estratégico é então uma jornada já amplamente disseminada no mundo, especialmente em países mais desenvolvidos. Ele contribui para que empresas e governos criem estratégias de médio e longo prazo com mais consciência do que é necessário se fazer hoje.

Também os prepara melhor para uma série de potenciais frustações que por vezes, por terem se antecipado a potenciais problemas, nem mesmo chegam a se tornar frustações. As pessoas já estão melhor preparadas para ajustes constantes nas rotas, sem perder de vista a visão que as move a mais longo prazo, o legado que querem deixar.

A sua aplicação na vida individual é algo ainda mais recente. Quem já o aplica para si vê como o novo mundo se molda de outras perspectivas e aproveita melhor uma série de oportunidades que estão surgindo e em ampla expansão. É o meu caso. : )

**** **** **** ****

INSCREVA-SE PARA O WORKSHOP MINHA VIDA & TRABALHO RUMO A 2025, ONDE VOCÊ CRIARÁ OS SEUS PRÓPRIOS CENÁRIOS FUTUROS ALTERNATIVOS E CHEGARÁ TAMBÉM EM UM PREFERIDO PARA COMEÇAR A BUSCAR VIVÊ-LO DESDE JÁ: SAIBA MAIS AQUI

**** **** **** ****

O que é melhor para mim? Coaching de Carreira ou Foresight Pessoal?

Um não é melhor do que o outro. Depende muito do que você procura e sente que precisa neste momento da sua vida. Inclusive, eles podem ser complementares. Por serem processos bem distintos um do outro, não há sobreposições do que você vivenciará. Ou ainda se houver, seriam poucas.

Abaixo seguem alguns aspectos finais sobre cada um deles, para quem sabe assim te ajudar a ter ainda mais clareza sobre o que cada um deles reserva a você e a sua vida:

O Coaching de Carreira, de uma forma geral, é um processo em que você depende de um profissional para te estruturar os seus planos.

Seja na elaboração de metas, no acompanhamento delas ou ainda para te ajudar a colocar luz em algumas de suas sombras. É um processo muito conectado a autoconhecimento e realizações de curto prazo.

É muito comum você partir de um princípio que você já sabe o que quer e para onde quer ir. E o papel de Coaches de Carreira é te guiar nesta direção.

Já o Foresight Estratégico Pessoal é um processo mais autodirigido, que te facilita enxergar visões de médio e longo prazo e com isso encontrar um legado que faça sentido para o mundo e para você também.

Em uma jornada de Foresight Pessoal, é você quem determinará quais serão os seus próximos passos e marcos principais que contribuirão para que um dia você viva o PRESENTE – que um dia foi seu FUTURO DESEJADO – de uma forma mais autoral e autônoma.

Neste processo, você investiga novas possibilidades de atuação as quais nem estavam antes em seu radar, e que a partir desta expansão, se torna uma pessoa faminta por explorar novas oportunidades profissionais ou de negócios. E é esta gana, inclusive, que te ajuda a dar um salto quântico na sua vida.

Isso só é possível com a exploração de cenários futuros, algo que no processo de coaching de carreira não acontece.

Em suma, Coaching de Carreira é sobre VOCÊ E SEU MUNDO, é mais introspectivo. Foresight Estratégico Pessoal é sobre VOCÊ NO MUNDO E QUAL LEGADO VOCÊ QUER DEIXAR, é mais expansivo.

Tudo depende do que você quer e precisa nesse momento. Como no coaching de carreira é normal te perguntaram o que você quer e para onde quer ir, pode fazer muito sentido primeiro expandir suas possibilidades no novo mundo para só então investir em um processo de Coaching.

Mas se preferir se entender primeiro no seu estado presente, independente das perspectivas futuras, está tudo certo também. Siga a sua intuição, acima de tudo.

**** **** **** **** ****

Inscreva-se para o Workshop da Lifelong Workers “Minha Vida e Trabalho rumo a 2025” e vem fazer seu Futuro desejado se tornar um Presente vivido em breve. Saiba mais aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.