Equipes multidisciplinares X Squads: conheça as diferenças - Blog Lifelong Workers | Ressignificando o trabalho, a renda e a vida ao longo dela.

Equipes multidisciplinares X Squads: conheça as diferenças

As equipes multidisciplinares e a dinâmica de squads são diferentes, sobretudo, pela autonomia dada ao time de trabalho em um projeto. Todo squad é um time multidisciplinar, mas nem toda equipe multidisciplinar é um squad.

Para entender essa afirmação é preciso focar no conceito desses modelos e como se aplicam dentro das organizações. A tendência geral é que os times de trabalho sejam mais livres para tomar decisões em busca de melhores resultados.

Ficou interessado em compreender as diferenças entre equipes multidisciplinares e squads? Você chegou ao lugar certo, pois neste post, além do conceito, falaremos sobre os desafios e formas de aplicar os modelos nas empresas.

O que é uma equipe multidisciplinar?

A equipe multidisciplinar é formada por um time de profissionais de áreas diferentes, que em diversos aspectos se complementam em função do conhecimento específico, ou seja, uma proposta que reúne talentos e especialidades.

Sua principal característica é possibilitar que as discussões sobre um problema sejam mais amplas, com levantamento de pontos e alternativas de soluções sob diversas óticas, para encontrar respostas e ações que agreguem valor ao negócio. Equipes multidisciplinares geralmente respondem a uma liderança comum e não tem plena autonomia para tomadas de decisões.

Quais são os princípios de trabalhos de times multidisciplinares?

Cada membro do time deve ser apto a colaborar e interagir com o conhecimento da sua área de formação e domínio. A contribuição individual é usada em vários momentos para fortalecer a base coletiva e a tomada de decisão.

A troca de experiências e aprendizado geram ainda mais conhecimento, pois as competências e habilidades se fundem de modo construtivo para o bem de um projeto que envolve todos, dando mais consistência e sustentação para que a empresa cresça saudável e com perfil de inovação.

Em equipes multidisciplinares as discussões e ideias são debatidas entre profissionais que estejam dispostos a compartilhar o que sabem e aprender coisas novas. Juntos, transformam o grupo em uma potência de resoluções integradas.

O que são squads?

A formação de pequenos times multidisciplinares com propósitos específicos é considerada um squad. A metodologia é ágil e dinâmica, podendo reunir em um mesmo projeto profissionais da área de marketing, financeiro, RH e vendas, por exemplo.

Como funciona o trabalho das equipes nesse modelo?

Em um squad, a autonomia para tomar decisões é dada levando em conta o perfil dos talentos envolvidos. Eles devem ter condições de opinar e, com agilidade, encontrar respostas e soluções que aumentem o nível de produtividade.

Embora seja um risco para a empresa colocar o poder de decisão nas mãos de um grupo, com o time certo e preparado a tendência é melhorar os resultados, considerando o aproveitamento das skills de cada integrante do squad.

São profissionais que também se auto e co-responsabilizam por decisões equivocadas e respondem de forma transparente e eficáz a essa questão, aprendendo rapidamente com os erros.

Quais são os principais desafios de uma equipe multidisciplinar em squads?

As equipes multidisciplinares com perfil squad tendem a ser autogerenciáveis, por isso, um dos maiores desafios é montar grupos com profissionais de alta performance e/ou com maturidade para lidarem com tamanha autonomia e responsabilidade.

Também são altamente capazes de desenvolver um projeto ou uma tarefa de modo colaborativo, participativo e coletivo, compreendendo que suas necessidades individuais devem sim ser levadas em conta, mas que não devem sobrepor ao objetivo coletivo.

Como desenvolver habilidades que tornarão o profissional ainda mais desejado por alguns squads?

Embora a autonomia seja uma vantagem, pode ser também um grande problema em possíveis situações de conflito e desentendimento de ideias dentro do grupo. Para evitar contratempo, antes de formar e intitular um time squad, os profissionais devem ser preparados com treinamentos e diálogos, para alinhar os objetivos e expectativas.

Questões comportamentais mais colaborativas

Os talentos selecionados para compor um time squad devem estar cientes da importância de usar a coletividade como ferramenta de trabalho. Somente dessa forma os resultados esperados serão alcançados com êxito.

Tomada de decisão e riscos

A tomada de decisão envolve riscos, erros e acertos, por isso, algumas habilidades como liderança, estratégia, visão gerencial e boa comunicação devem ser desenvolvidas e estimuladas continuamente.

Os participantes de um squad são líderes de si mesmos e devem compreender bem esse papel, não como poder de mando, mas como capacidade de se autogerenciar e entregar valor ao grupo e à empresa.

Entre equipes multidisciplinares e squads, a autonomia se destaca como a diferença mais evidente e mostra o quanto é importante escolher profissionais com perfil adequado, ou seja, dispostos a colaborar e impulsionar o grupo de modo equilibrado.

Gostou do post? Aproveite a visita e se inscreva em nosso canal do YouTube para acompanhar todos os conteúdos que contribuem com a expansão da compreensão das novas dinâmicas de trabalho e geração de renda.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.