A Espiritualidade cada vez mais presente nos negócios - Blog Lifelong Workers | Ressignificando o trabalho, a renda e a vida ao longo dela.
mulher meditando em frente ao mar no pôr do sol

A Espiritualidade cada vez mais presente nos negócios

Dar conta de uma casa, cuidar da saúde, profissão… Ufa! Será que sobra algum tempo para fazermos o bem? Sim. Todo trabalho, aplicado com espiritualidade, é capaz de distribuir o bem que é cultivado no seu interior.

Espiritualidade? Calma, você não entrou no site errado. Essa espiritualidade que estamos falando não é sobre religião. Mas sim com o exercício de viver virtuosamente e trabalhar com responsabilidade social.

A responsabilidade social que vai além do que este termo também pode acabar remetendo. Estamos falando de nossa responsabilidade individual enquanto cidadãos no mundo, cuidando de nós, mas também dos outros.

Independente de seu grau de vulnerabilidade. Vulnerabilidade não se trata apenas de acesso a recursos materiais. Está cheio de gente rica por aí do ponto de vista financeiro, que são pessoas altamente vulneráveis, muitas vezes, por falta de amor.

Portanto, todos temos chances para trazermos mais de nossa espiritualidade para os negócios, basta querer. Mas isso também só faz sentido se a sua intenção em fazer o bem sem esperar nada em troca for legítima.

A espiritualidade tratada aqui neste artigo aborda princípios encontrados em todo tipo de cultura como a compaixão, a compreensão e a fraternidade.

A espiritualidade é um dom que vem acompanhado da reciprocidade

Com o tempo, esse bem que vai eclodir de você, vai voltar, e possivelmente isso contribuirá para que seu corpo e mente encontrem mais equilíbrio. Essa bondade vai preencher sua alma com abundância.

Ela é capaz, inclusive, de dar fim a alguns problemas da vida moderna como a ansiedade, a Síndrome de Bournout, depressão e estresse.

A espiritualidade bem desenvolvida tem o poder de te dar de volta o que você doa e construir uma fortaleza em você. Também provoca uma mudança interior, fazendo com que aumente nossa sensação de fazer parte de um todo, o universo.

E quem não quer fazer parte dessa engrenagem e ser acolhido?

“Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!” Mario Sergio Cortella.

A espiritualidade, quando bem aplicada, melhora a autoestima, a confiança, a intuição, a criatividade, a comunicação, ressignifica o trabalho e aumenta a capacidade de resolver os problemas.

Ela te torna mais forte melhorando nosso desempenho no trabalho e na vida.

Atue com seu espírito na integralidade

Aplicar a espiritualidade no trabalho é um exercício diário que você deve fazer todos os dias, escolhendo agir com bondade.

Você não pode ser ruim em casa e bom no trabalho e vice-versa. Você escolhe, conscientemente, fazer o bem, espalhando qualidades como a generosidade, a ética e a compaixão.

É essencial que aplique a espiritualidade no seu trabalho na integralidade para que você sinta que merece a reciprocidade que virá de suas ações.

“Quando as pessoas falam, ouça completamente. A maioria das pessoas nunca escuta” – Ernest Hemingway

É muito importante encontrar um trabalho que faça sentido para você, não algo apenas para pagar as contas no fim do mês. Imagina conseguir concentrar na integralidade emoção, mente e espírito de uma só vez?

De qualquer forma, se você ainda não está aonde gostaria exatamente, isso não deve ser visto como um fardo, há meios de encontrar alegria em pequenas coisas da sua rotina, acredite.

Uma dica, se este for o seu caso? Busque saber aonde quer chegar e isso pode te ajudar no seu próprio desenvolvimento.

Regeneração, qualidade de vida e espiritualidade estão na agenda das empresas da nova era

Trabalhamos em prol de alguma coisa ou por alguma coisa. Não queremos apenas cumprir nossas horas de trabalho, mas fazer a diferença para um cliente ou para a empresa. A nova era nos ensinou a servir mais, doar nossa espiritualidade.

Deixamos para trás esse modelo clássico e burocrático e partimos para outro com inúmeras possibilidades.

E, quanto mais possibilidades, maior sua chance profissional se souber aproveitar. E você quer estar aonde?

No passado, com um modelo com estilo linha de montagem e previsível ou onde a geração de negócios é altamente flexível e fluída?

Antes de tudo, aprenda a desapegar do modelo antigo. É imprescindível que seu perfil esteja pronto para o que o mercado quer no momento.

Um perfil potente para profissionais desta nova era são criativos culturais, também conhecidos como freeworkers. Buscam empresas preocupadas com o meio ambiente, com a regeneração do planeta e gente que valoriza qualidade de vida, autoconhecimento e liberdade para a espiritualidade.

Os profissionais dessa nova era querem fazer parte de um todo. São do tipo que procuram alternativas para desafogar as demandas das instituições que já estão saturadas.

Qual a sua responsabilidade social com os próximos? Espalhe o bem por aí!!

Tornar-se protagonista das suas ações também auxilia nesse processo. Deixe para trás o costume de repetir um comportamento que não é honrado.

Leve a responsabilidade social para si e seja aquela pessoa que vai olhar o lixo no chão e, em vez de jogar outro; irá catar e realizar grupos de estudo sobre a importância de jogar o lixo no lugar certo.

Exerça sua colaboração, se envolva com consciência nos processos.

Deixe aflorar os sentimentos de confiabilidade, união, respeito, dignidade, justiça, e humildade. É preciso tratar todos de maneira igual e com oportunidades iguais, escutar, trabalhar em equipe e servir.

Trabalhar com espiritualidade é uma forma de fazer o bem ao mundo e até a nós mesmos. Prepare seu corpo e sua mente para que trabalhem em harmonia para cuidar que essas constantes transições levem você para um futuro promissor, inclusive profissional.

Nos siga no Linkedin e fique por dentro de nossa agenda de webinários gratuitos e tantos outros conteúdos bacanas que dividimos por lá em torno da ressignificação do trabalho, da renda e de nossa vida – ao longo dela!

Conheça o nosso canal no Youtube e acompanhe tantas ideias de nossa rede incrível!

****    ****    ****    ****

Assista gratuitamente a aula 2 que faz parte do workshop “Minha Vida & Trabalho Rumo a 2025”. Nesta aula, o tema é “A influência do que os nossos olhos não veem”. Ela estará disponível ao público apenas por um curto período! Aproveite esta oportunidade! Preencha o formulário aqui e receba o link de acesso.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.