Ideias para ganhar dinheiro: Experimente-se primeiro, decida-se sem pressa. - Blog Lifelong Workers | Ressignificando o trabalho, a renda e a vida ao longo dela.

Ideias para ganhar dinheiro: Experimente-se primeiro, decida-se sem pressa.

Algo cada vez mais comum é nos depararmos com pessoas que percebem que gostam de muitas coisas e por isso as vezes sentem dificuldade em decidir que caminho seguirem em suas transições em meio a tantas ideias para ganhar dinheiro.

Outras, em contra-partida, sofrem por sentirem que tem sempre a mesma ideia e não se veem ganhando a vida com esta ideia a médio ou longo prazo.

Os dois grupos parecem sentir um mesmo drama: o de terem que decidir rápido e agirem em torno disso, afinal o que não falta são conteúdos nos impactando dizendo que o mundo está demasiadamente acelerado e que se você não acompanhar estas mudanças todas tão repentinas e importantes, ficará para trás. Bom, em partes concordamos. Mas em partes.

A pressa faz sentido? Não me pedem agora para desenvolver uma mentalidade ágil?

Mentalidade ágil não significa atropelar as coisas. Mentalidade ágil é acima de tudo entender que faz cada vez mais sentido fragmentarmos nossas decisões e próximos passos, conseguindo refletir de forma mais estratégica em nossas vidas sobre quais são as principais hipóteses a serem testadas no momento, com o que já temos de recursos e conhecimentos a nossa mão.

Mas o ponto é: o quão atualizado você está?

Quais as suas principais fontes? Elas tendem a ter os mesmos vieses? Ou são mais heterogêneas? Como anda a sua autoavaliação a respeito disso? A depender destas respostas, talvez suas ideias para ganhar dinheiro no curto ou médio prazo podem ser mais assertivas ou não. Mais prósperas ou não. Que lhe tragam satisfação com o trabalho – ou não.

E já que é para mudar e revigorar, afinal 2020 nos chama para isso, quais seriam possíveis implicações de não aproveitarmos bem este ano, no mínimo, nos experimentando? Ou seja:

Mais importante que velocidade agora é você ter uma estratégia.

E o mais conectada possível com o novo mundo, não o velho que morreu bem recentemente. E sabe porquê?

Porque muita coisa ainda vai mudar. E de novo. E de novo. Portanto, uma boa decisão a ser tomada agora é se entender com você mesmo(a) o quanto antes, para que qualquer movimento no hoje continue tendo sentido em sua vida profissional agora e nos próximos anos.

Por isso, experimente-se agora. Deguste algumas possibilidades de fazer o que gosta e ainda ganhar dinheiro com isso. Diversifique, mas dose esta variação para não se perder! Aliás, trabalhos em rede podem ser uma boa pedida para você começar a se experimentar!

Ideias para ganhar dinheiro extra: tem um passo essencial antes

Apesar de eu ter trabalhado no mundo corporativo por quase 20 anos, no sistema CLT, comecei a empreender informalmente aos 12 anos, vendendo cosméticos, por minha livre e espontânea vontade. Aos 14 convidei mais 3 amigas para montarmos bijouterias e vendermos, elas toparam e segui com esta marca até os meus 21 anos – elas desistiram 1 ano depois, nos divertíamos muito juntas.

Aos 22, comecei a dar aulas de inglês, muitas particulares e dentro de empresas, então já administrava o meu negócio por conta própria. Aos 24, retomei com as bijus por mais um tempo. Aos 36, comecei a experimentar trabalhos com o mundo digital.

Fui CLT dos 14 aos 36 anos, ou seja, sempre tive mais de uma fonte de renda. Mas o que motivava me dedicar tanto – e olha que ainda teve a faculdade, uma pós-graduação e um MBA em meio a tudo isso – não era a fonte de receita extra.

Tudo o que me propus a fazer além do meu emprego formal eram hobbies, os quais as pessoas viam valor no que eu fazia e as vendas sempre aconteceram muito naturalmente, sem que eu me esforçasse tanto.

Ao trabalhar com algum hobby seu, o trabalho deixa de ser um fardo, uma obrigação, a única forma de nos gerar sustento na vida para ser A Vida! A vida que sempre sonhamos!

O que ficou claro para mim, por conta de tanta prática? Que a melhor decisão que podemos tomar para ganhar dinheiro não são as ideias mais “quentes” ou fáceis do momento e sim as que lhe geram mais prazer.

Quando o trabalho é prazeroso, o tipo de cansaço é outro, o tipo de problema do negócio e como você lida com ele também é outro, tudo é diferente. A nossa própria relação com a ideia de trabalho é completamente diferente.

Experimente pequenas doses de possíveis ideias para ganhar dinheiro antes de assumir um compromisso maior com uma única ideia

Podemos notar como uma atitude muito comum hoje, uma pessoa investir todas as suas fichas – de energia e financeira – na primeira ideia que lhe agrada. Isso tende a acontecer ainda mais com pessoas que atuavam no mundo corporativo ou eram CLT por anos e por qualquer razão, resolveram se experimentarem como empreendedores.

Se você sente que estava de certa forma confinado(a) em um mesmo mundo do trabalho e de negócios nos últimos 2, 3 anos – quando não mais – saiba que é muito inteligente ouvir esta sua intuição, digo, este sentimento de confinamento e fazer algo útil com ela.

Expandir a mente e testar possibilidades jamais imaginadas ou possíveis antes te leva para lugares inusitados e para um novo mundo do trabalho. Novas formas de atuação no mercado se abrem para você.

Não desperdice seus recursos escolhendo em um rol escasso, como se só fosse possível voltar para o mercado como CLT ou empreender, abrindo uma empresa, por exemplo. Primeiro trabalhe na ampliação do seu olhar com o que já está acontecendo e ainda está por vir.

Busque integrar tudo o que lhe for chegando ao que você gosta de fazer. Experimente-se aos poucos em algumas destas ideias! E se precisar de uma força ou apoio nessa trajetória, conte com a Lifelong Workers. Para saber de próximas turmas, clique aqui.

Em outro artigo, listei alguns riscos de se investir em uma única ideia logo de cara, assim como os benefícios de pulverizar mais neste momento.

Mas já reflita sobre esta situação: que investor(a) próspero(a) coloca todo o seu pote de ouro em um único tipo de investimento? Praticamente nenhum, certo? Inspire-se nesse movimento! Seja Lifelong Worker!

***** ***** ***** ***** ***** ***** *****

Leia também:

Transformação em períodos de crise: por que nossa criatividade é estimulada? Como anda a sua zona de conforto?

Negócios Digitais: É mais do que digitalizar. É mindset.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.