superando-o-medo-limitação-crenças-limitantes-novo-mundo-transição

Medo pode ser uma limitação para o seu desenvolvimento profissional

Medo de altura, medo do fracasso, medo de encarar o medo. Ter medo é comum. Mas o que você tem feito com esse sentimento? Cuidado para não deixar que ele seja uma limitação na sua vida.

Pense naquela promoção que não aconteceu. Será que foi porque teve medo de pedir ao seu chefe?

Ou aquela conquista profissional que não foi para frente… Será que foi porque você teve medo de arriscar em uma nova carreira?

Muitas vezes, o medo em si não é mudar de carreira ou vida. Mas, sim, de fracassar.

Em primeiro lugar, saiba que você não é menos forte por temer determinada situação, objeto ou lugar. Porque o medo é um sentimento natural de TODO ser humano.

O medo é um mecanismo de proteção e defesa do organismo, que está relacionado ao instinto de sobrevivência.

É comum sentir o coração disparar, suar frio, contrair os músculos e até perder a voz em situações de medo. São reações que o corpo apresenta quando o cérebro acredita que está correndo perigo.

Só que esse medo, inato, pode servir tanto para te proteger como pode ser uma limitação na sua vida profissional e pessoal, se for excessivo.

Conheça o seu medo e a sua limitação

Algumas pessoas têm mais medo, outras menos. Outras nem sabem do que têm medo exatamente.

Algumas pessoas têm, inclusive, medo de falar sobre ter medo. Mas é preciso fazer isso.

Então como superar o medo? Em primeiro lugar é importante ter consciência de que ele existe. Saber como é esse medo e do que se refere exatamente. 

Muitas vezes, nem mesmo percebemos que deixamos de fazer algo ou evitamos uma situação por causa do medo.

Identificar esse sentimento é necessário para poder enfrentá-lo. Faça frequentemente um exercício de olhar para dentro de si e analisar. Reflita sobre as situações do seu dia a dia.

“Não devemos ter medo de inventar seja o que for. Tudo o que existe em nós existe também na natureza, pois fazemos parte dela.”

Pablo Picasso

Isso acontece porque não fomos devidamente preparados para lidar com o fracasso. E, aqui, mais uma vez, é preciso lembrar a necessidade de mudar o pensamento e ser mais otimista e que até uma situação de fracasso pode ser de aprendizado. 

Já pensou como pode ser enriquecedor um fracasso? Como ele pode te ajudar a melhorar e te ensinar? Fracassar faz parte do processo e do caminho para alcançar o sucesso.

Ou você acha que todo mundo que inicia uma transição de carreira coleciona resultados positivos o tempo inteiro? Não. Nem em filme.

Por isso, é essencial não deixar que alguns pensamentos ruins sejam empecilhos para se mexer. 

Crenças limitantes: quais são as suas?

O medo pode ser paralisante principalmente por causa de algumas crenças limitantes que temos.

É quando você acredita que não é capaz de fazer algo sem ter tentado antes. Um pensamento que ocorre geralmente por não ter um conhecimento profundo sobre o assunto ou por baixa autoestima. 

“Sempre parece impossível até que seja feito”

Nelson Mandela

Muitas pessoas deixam de fazer uma transição de carreira, ficam paralisadas, por causa dessas crenças limitantes, pois acham que não têm capacidade para fazer isso. Não estão prontas.

“Não tenho qualificações necessárias, por isso nem vou conversar sobre aquela promoção” ou “nunca empreendi, como vou ter o meu próprio negócio?”

Esse é o pensamento de muitos profissionais, mas não é assim que devemos enxergar a situação.

É importante buscar o autoconhecimento para descobrir como superar o medo, qualquer que seja ele.

Essas crenças limitantes, que nada mais são que desculpas que arrumamos para não dar um passo à frente em uma determinada situação, são responsáveis por nos manter na zona de conforto.

E isso pode ser uma grande limitação para o seu desenvolvimento profissional na hora de reinventar sua carreira. 

Como superar o medo se ele é natural do ser humano?

Se é uma característica que todo mundo tem, como superar o medo e alavancar a carreira? 

Depois que o medo já estiver identificado, é importante que você passe a enxergá-lo como algo natural.

Mas, olha… Isso não quer dizer que irá deixar ele dominar a sua mente e o seu corpo. Em seguida, se pergunte qual a origem dessa sensação.

Conseguiu visualizar a situação? O que há de tão perigoso nessa situação para que você sinta medo?

E questione: esse medo faz sentido para você? Ou é originário de uma crença limitante?

A partir daí, é preciso encarar esse medo e mudar o pensamento. 

Você pode não ter sucesso ao tentar reinventar sua carreira? Pode. Mas também pode dar certo. 

Essa limitação que o medo muitas vezes impõe pode estar fazendo você perder a oportunidade de uma grande conquista!

Imagina que loucura seria se você deixasse qualquer crença limitante de lado, saísse da zona de conforto e tudo que você tentasse desse super certo?! 

É difícil enxergar isso, principalmente se existe alguma limitação, algum pensamento negativo, sabemos como é. Mas acredite, se conseguir, é algo extremamente poderoso.

Coloque em prática o enfrentamento do medo 

A partir do momento que o medo estiver compreendido, será um pouco mais fácil de lidar com esse sentimento.

O importante é você enfrentar o medo de alguma forma para não deixar que ele cresça e te consuma. 

Tente também sair da posição de enfrentamento para a posição de observação. Enxergar a situação de outra perspectiva ajuda a reduzir o medo.  

Experimente também conversar sobre o seu medo e suas crenças limitantes com o objetivo de trocar experiências. Amigos, familiares e até grupos de apoio são excelentes para essa situação. 

Se expor de maneira sutil ao que causa medo também é uma tática bastante usada na psicologia. Veja como outras pessoas lidam com uma situação semelhante. 

Uma limitação causada pelo medo é o ruído mental. Isso confunde a mente e paralisa o corpo, deixando de lado qualquer tomada de decisão.

Aprenda a silenciar a mente de forma consciente para alcançar a clareza. Nesse caso, a meditação pode auxiliar nesse enfrentamento.

Fazer exercícios de respiração também é importante para manter o autocontrole. Se tiver domínio sobre sua respiração vai conseguir administrar facilmente qualquer momento de crise.

Siga essas dicas de como superar o medo e não deixe passar oportunidades que podem ser incríveis. 

E lembre-se: atitudes positivas e pensamentos positivos também são fortes aliados.

História real de superação de crenças limitantes: Camila Masullo

Por falar em medo e limitações… além de crenças limitantes… conheça a história da Camila Masullo, criadora do blog de culinária mais visto do Brasil e um dos 5 mais vistos do mundo – o Sal de Flor.

Até por volta de seus 34 anos, Camila teve diversas profissões e não se sentia realizada em nenhuma delas. Aí então decidiu bolar um super plano em torno de sua paixão desde a infância: a culinária.

Foi um plano altamente estratégico. E sua virada profissional foi avassaladora. Você tem que ouvir esta história! Impossível não te inspirar a ir com medo mesmo e acreditar em seus sonhos!

E se gostar, aproveite e deixe um like lá prá gente saber que fez sentido prá você este tipo de conteúdo, que aí buscaremos trazer mais trocas nessa linha! E aproveite e se inscreva em nosso canal no Youtube! : )

Assistir a história e virada profissional da Camila Masullo do Sal de Flor agora! Ativaaaarrr!!! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.