mulher-sofrendo-de-ansiedade-e-buscando-soluções

Pensar no futuro pode baixar a ansiedade

Já acordou com aquela sensação de que o corpo descansou, mas a cabeça não? Pode ser que você esteja se preocupando em excesso, o que pode levar a ansiedade e em proporções maiores te adoecer física e mentalmente.

Você sabia que 85% das preocupações não se tornam realidade?

Um estudo mostra que em média somente 15% do que prevemos se concretizam. Isso quer dizer que, na grande maioria dos casos, sofremos por antecipação, sem nenhuma razão ou proveito desse tempo despendido.

O que é ansiedade? 

A ansiedade é uma reação natural diretamente ligada ao nervosismo, preocupação e medo. 

Muitos definem ansiedade como excesso de futuro, ou seja, se preocupar demasiadamente com o que está por vir em vez de viver no agora.

Isso quer dizer que não devemos pensar ou planejar nosso futuro? De jeito nenhum! 

A ansiedade e o medo são sentimentos necessários e foram essenciais para a sobrevivência da humanidade. Graças a eles aprendemos a traçar estratégias e métodos para auto-preservação, superando espécies maiores e mais fortes. 

O problema começa quando essa preocupação se torna frequente e começa a afetar o bem-estar e até mesmo sua saúde física e mental. 

Identificando os sinais

Dê uma paradinha no que estiver fazendo e pense o que é ansiedade e o que ela está fazendo com você. Atente-se aos sinais como dores de cabeça frequentes, sono irregular ou distúrbios digestivos.

Outro alerta é em relação ao cansaço, irritação e falta de vontade de socializar. Muitas vezes, a pessoa deixa de aproveitar momentos em família e com amigos.

Além disso, uma preocupação excessiva com o futuro pode tirar o foco no presente, prejudicando a capacidade de tomar decisões importantes para o agora. 

Se você se identificou com algum desses sinais, saiba que você não está sozinho. 

Quase 300 milhões de pessoas no mundo são afetadas todos os anos por transtornos de ansiedade e, de acordo com a OMS, o Brasil tem o maior índice no mundo.

“Desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade de todo o mundo: quase 19 milhões de brasileiros com a qualidade de vida comprometida.” 

Assuma o protagonismo e aprenda como controlar a ansiedade

Está na hora de aprender a como controlar a ansiedade e os pensamentos recorrentes. 

É claro que você não deve parar de pensar nos seus planos. Pensar no futuro de forma controlada e responsável é fundamental para atingir os seus propósitos de vida. 

A preocupação com o futuro não pode te dominar, é preciso consciência, controle e assumir o protagonismo da sua vida.

O que farei no meu futuro? Como não me preocupar?

Comece identificando o que ativa essa preocupação constante com o futuro. Qual o seu gatilho?

A palavra-chave aqui é autoconhecimento, saber quais são seus valores, já que é impossível parar de se preocupar com o futuro se você nem sabe como esse ciclo começa. 

Quando a preocupação e os pensamentos começarem a te dominar, coloque luz nessa situação. 

Se questione se a sua preocupação é produtiva ou improdutiva, ou seja, se é possível fazer algo a curto prazo em relação a ela ou não há nada que dependa de você para evitar que esta se torne um problema.

Com isso em mente, pense nas ações que podem (ou não) serem tomadas. 

É claro que, em alguns casos, a preocupação é válida. Como por exemplo, se sofreu uma demissão e tem medo de não ganhar dinheiro.

Aí sim, é preciso parar para olhar com mais cuidado para este sentimento e explorar as possibilidades. Você pode descobrir que o que você quer é uma verdadeira mudança. 

Entenda que existem coisas na vida que vão acontecer e não é por isso que sua vida profissional será sinônimo de fracasso. Bola pra frente.

Que tal aproveitar esse momento para um período sabático e analisar as oportunidades disponíveis?

Aprenda a lidar com a ansiedade de forma produtiva.

Aproveite as dicas abaixo! São simples inclusive de serem aplicadas em sua rotina desde já!

1 – Dê nota a sua preocupação

Avalie o que te preocupa em uma escala de um a dez: se estiver abaixo de cinco, perceba que não é realmente importante.

Responda a pergunta: “Isso é essencial para o que vou fazer no meu futuro?”. Muito provavelmente não é. Por isso é tão importante fazer esses exercícios. 

Comece já a treinar para perceber logo e descartar esses pensamentos inúteis. Observe os seus pensamentos e pare de sofrer com eles.

2 – Foque em você diariamente

Ter uma rotina de autocuidado, olhar para si, pode ser o diferencial para te tornar menos vulnerável a preocupações excessivas.

Isso também vai fazer com que o foco fique no presente, deixando tudo o que for ansiedade e medo para trás. 

Fazer escolhas saudáveis, praticar exercícios e ter uma rotina de sono ajudam você a se tornar uma pessoa mais consciente de si.

A meditação é um ótimo caminho para lidar melhor com estes pensamentos.  

3 – Preocupação com dia e hora marcados

Não é fácil parar de se preocupar com o futuro e controlar a ansiedade quando se é um hábito. Isso exige esforço e tempo.

Tente diminuir a frequência desses pensamentos em vez de parar do nada. Comece limitando o tempo que dedica à preocupação e à dúvida.

E, quando você aprender e assumir o controle, vai enxergar os resultados positivos na sua vida profissional e pessoal. 

Cinco minutos são mais que suficientes. Coloque o alarme para tocar no celular e reserve esse tempo para pensar no que causa preocupação com o futuro. 

Esse é o momento de fazer isso. Se o pensamento começar a surgir em qualquer outro, se recuse a pensar nele. 

Despeje as dúvidas em um bloco para que elas sejam pensadas nesses seus cinco minutos, alivie sua mente de manter essas informações, mas não faça isso antes de dormir pois pode atrapalhar o sono. 

“A favor do meu futuro, vivo o meu presente da melhor forma que conseguir.”

Exercite olhar para as questões que lhe preocupam de um outro ângulo. Em vez de imaginar o pior cenário que pode vir a acontecer, porque não pensar no que você quer que aconteça e traçar o caminho para chegar até lá? 

Dessa forma o futuro vai agir na sua vida como um agente de motivação e não de medo e ansiedade. Vamos nessa?

O futuro começa agora!

Quer saber mais sobre a ansiedade e como lidar de forma mais adequada com preocupações futuras que realmente importam? Assista a este episódio do nosso programa “Trocas que Transformam” com especialistas sobre o assunto.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.