Profissões em alta e a demanda por transformação digital - Blog Lifelong Workers | Ressignificando o trabalho, a renda e a vida ao longo dela.
mão executiva sobre o celular magia digital

Profissões em alta e a demanda por transformação digital

O último ano definitivamente está marcado pelas transições de carreira. Quem não trocou de emprego, está cogitando trocar. E trabalhos até então desconhecidos ou adormecidos agora fazem parte de uma lista de profissões em alta.

O mercado de trabalho passou por uma transformação digital impondo que os profissionais façam o mesmo. É um momento, portanto, em que mudanças são necessárias, gostando delas ou não.

Mudanças são necessárias. Aceite que dói menos. E rende mais. ; )

As razões da transição de emprego são diversas. Infelicidade no cargo que exercia, extinção da vaga ou uma busca por um novo estilo de vida.

O trabalho, a vida, as relações financeiras e interpessoais ganharam um novo sentido devido ao momento.

Neste cenário, muitas pessoas decidiram empreender trocando completamente de carreira; outras fizeram isso dentro da própria profissão.

Teve gente que fez a transição com objetivo de encontrar algo que se adequasse mais ao seu momento. Enquanto outros acrescentaram uma função no seu dia a dia para aumentar a renda.

“A verdadeira profissão [de uma pessoa]1 do homem é encontrar seu caminho para si mesma” Hermann Hesse

A demanda das profissões em alta é por profissionais que tragam solução para o agora e que ajudem a construir um futuro melhor com espiritualidade.

Outra característica cada vez mais procurada é por pessoas mais generalistas, aquelas que sabem desempenhar vários papéis, fazer de tudo um pouco.

Estas vão se moldando, conforme percebem e aceitam que as mudanças são mesmo necessárias.

Se prepare para uma transformação digital interna, ou seja, em você 

Independente de qual seja o seu ramo, algo que notamos nas profissões em alta é como muitas delas abrem cada vez mais espaço para freeworkers.

São profissionais, semelhantes aos freelancers, que cobram por produção, projeto ou por hora de trabalho, sem ter vínculo com a empresa.

A diferença entre freeworkers e freelancers está em como o primeiro enxerga os projetos que escolhe trabalhar, geralmente muito conectados com um propósito maior e valores individuais dos freeworkers.

Ou seja, é um modelo mental diferente, não é pegar trabalho só por dinheiro. Além disso, freeworkers já atuam também com o mindset demandado pela transformação digital.

Então, caso você ainda não seja freeworker, aproveite e inspire-se nessa turma e em seu estilo de vida para fazer a tal da transformação digital em você mesmo(a).

Pense e se programe, dentro do possível, para um trabalho cada vez mais remoto e aproveite inclusive oportunidades oferecidas em decorrência de tanta inteligência artificial em nossas vidas.

O fato é que o movimento do mercado fez uma dança das cadeiras em todos os empregos, reduzindo o número de vagas em algumas áreas e aumentando em outras.

Profissões em alta: a demanda é muito relacionada com tecnologia. Mas…

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o LinkedIn destacaram algumas profissões em alta para este ano.

Entre elas, vemos:

  • administrador(a) de conectividade
  • especialista em logística
  • especialista em realidade virtual e aumentada
  • orientador(a) para trabalho remoto
  • profissional com especialização em normas e legislações nacionais e internacionais
  • especialista em impressão 3D
  • entre outras de áreas afins.

Funções relacionadas à tecnologia e à logística estão entre as que mais geraram oportunidades. Seja qual for o seu trabalho, é preciso abraçar a necessidade da transformação digital e incluí-la no seu currículo e na sua vida.

Conheça outras profissões em alta e se inspire. Por mais que mudanças são necessárias, não significa que se você não gosta destas áreas afins, que não existem outras novas oportunidades.

Veja a lista de outras profissões em alta

Profissional de marketing digital

O trabalho tem sido feito por comunicadores ou pessoas que entendem de marketing digital.

No geral, não precisa de uma graduação, mas é preciso já compreender bem do que se trata a transformação digital e vivê-la.

Existem cursos no mercado que podem te ajudar a entender melhor o funcionamento das ferramentas.

Coach

Num tempo que mudanças são necessárias, torna-se necessário também renovar e reinventar.

Por isso, muitos profissionais têm procurado coaches dos mais diversos tipos para se orientar.

Isso acabou colocando o cargo na lista de profissões em alta. As formações e cursos variam e as possibilidades são muitas.

Motorista de aplicativo

Seja para entrega ou para transporte de pessoas, a prestação de serviço por aplicativo continua com seu espaço garantido no mercado.

Você pode fazer a carga horária que quiser, pode agregar com outra profissão, conhece uma infinidade de pessoas e lugares diferentes.

É boa para quem gosta de ter contato com o próximo. A carteira de motorista é essencial, mas o veículo pode até mesmo ser alugado.

Trader

Ficar em casa está inspirando muitos brasileiros a entrar para o mercado de ações. Sim, isso é uma profissão.

É preciso fazer um cadastro numa corretora, observar os números e gráficos, acompanhar as notícias diariamente.

A bolsa brasileira chegou a três milhões de pessoas físicas cadastradas devido a queda na taxa de juros que tornou a renda fixa pouco atraente.

Com mais dinheiro a renda é maior, mas é possível fazer um grande volume de pequenos negócios.

Desenvolvedor(a) / orientador(a) de aulas para educação a distância e online

As aulas a distância, cada vez mais presentes em nossa rotina, têm demandado profissionais que possam atuar nesse campo para tornar o aprendizado mais interessante.

Empreendedor(a) no ramo alimentício

Muitas pessoas viram necessidade em fazer uma transição de carreira e colocaram a mão na massa.

Com a pandemia e a quarentena mundo afora, também houve um boom de novos negócios que vendem pães, bolos, doces em geral, kits de guloseimas, refeições light, entre outros.

As aulas online e grupos de pessoas com o mesmo interesse auxiliam na profissionalização.

Profissional de logística

Com o aumento das entregas de encomendas e pedidos de internet, aumentou a demanda também por profissionais de logística, colocando o cargo na lista de profissões em alta.

É a pessoa responsável por gerenciar materiais, produtos e recursos de uma empresa.

Pois é, como você pode notar, mudanças são mesmo necessárias. Em você, no mundo, no trabalho. Você só precisa estar melhor preparado(a) para elas.

Se identificou com alguma dessas profissões em alta? Se sim, ótimo!

Se não, mas sente que a sua profissão também está com uma demanda crescente e não foi mencionada neste artigo, deixe todo mundo saber deixando uma mensagem em comentários! : )

E se percebe que a sua profissão talvez esteja em risco, nós podemos te inspirar com diversos de nossos conteúdos em torno da ressignificação do trabalho e da vida!

Inscreva-se abaixo para receber a nossa newsletter quinzenal com novidades, notícias e coisas bacanas que tem surgido nessa nova era – que inclusive teremos no mínimo mais umas 3 profissões, você sabia?

Nos siga também no LinkedIn e fique por dentro de nossa agenda de webinários gratuitos e tantos outros conteúdos bacanas que dividimos por lá!

1 – Originalmente a frase diz “de um homem”, mas como entendemos que esta linguagem é antiguada, a atualizamos por conta própria. ; )

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.