Seu projeto de vida e profissional: amenize riscos - Blog Lifelong Workers | Ressignificando o trabalho, a renda e a vida ao longo dela.
mulher correndo risco fazendo o que ama. Pintando uma grande tela em cima de uma cadeira.

Seu projeto de vida e profissional: amenize riscos

Buscar desenvolver seu projeto de vida e conciliar com seu projeto profissional, especialmente fazendo algo que lhe dê prazer, é algo cada vez mais desejado por diversas pessoas no mercado de trabalho.

Se você está pensando em ressignificar a sua vida, o seu trabalho e a sua forma de gerar valor – para os outros e para si – pensar em tocar o seu negócio próprio é uma das primeiras ideias que podem lhe vir a mente.

O movimento Lifelong Workers apoia essa ideia e parte de seu propósito é lhe ajudar nisso, ao amenizar riscos e balizar as suas expectativas neste momento de transição. Acreditamos que é plenamente possível termos algumas fontes de renda ao longo da vida e de uma forma muito mais significativa com nossos novos valores, que estão sempre evoluindo, assim como pensar em fontes de renda considerando as novas economias, as necessidades do planeta e da própria humanidade.

O seu projeto de vida: você almeja se sentir livre e também viver bem?

Se você está pensando em colocar o seu projeto pessoal e profissional no ar, sugerimos que antes atente-se a alguns riscos de começar por abrir uma empresa ou empreender, de acordo com os modelos mais disseminados no mercado. Afinal, teoria e prática são sempre bem diferentes.

Acima de tudo, lembre-se de não tomar nenhuma decisão precipitada. Não ceda á pressão dos outros e cuide de sua própria auto-cobrança em relação a isso. O que também não significa esperar que as coisas caiam do céu, sei que você vai me entender! ; )

De qualquer forma, se você está considerando um negócio próprio com pouco investimento inicial, gostaria de te alertar sobre alguns pontos importantes de risco em torno de muitas histórias comuns que já ouvimos e que inclusive eu e Camile Just, como idealizadoras da Lifelong Workers, já vivenciamos. Especialmente considerando em se dedicar exclusivamente para um único projeto.

****    ****    ****    ****

Workshop Minha Vida e Trabalho rumo a 2025. Estrada com os números dos anos do chão, indicando o futuro a frente.
Workshop Minha Vida e Trabalho rumo a 2025

O Workshop “Minha Vida & Trabalho Rumo a 2025” está para começar! É uma jornada mão na massa para você construir os seus próprios cenários futuros alternativos e compreender de forma sensata qual é o seu futuro preferido. Além de sair com mais clareza de como agir desde já para que ele se torne realidade! Saiba mais aqui.

****    ****    ****    ****

Riscos de se dedicar a apenas um negócio ou fonte de renda

1) Desperdício de recursos por falta de estratégia de médio/longo prazo

Você pode acabar drenando todos os seus recursos só para aprender o jogo – dos negócios e da vida autônoma – e quando percebe, não há mais reservas para aguardar a época da colheita e se dá conta de que se tornou dependente apenas de um único projeto pessoal e profissional.

2) Perceber que não era bem esse setor de atuação que queria 

Você pode concluir depois de já ter investido um certo tempo e dinheiro que isso não era bem o setor que você queria atuar. Talvez até porque imaginava algumas coisas na teoria, mas que a prática lhe mostrou outras, geralmente bem chatas ou mais desafiadoras do que suas expectativas iniciais.

3) Por estar só, você é o/a CEO de seu negócio próprio. E também o officeboy, o assistente, a equipe de TI, etc.

Você perceberá que a ideia de não ter chefe e se auto liderar pode ser mais desafiadora do que inicialmente imaginado, já que de uma forma geral, a grande maioria de nós não foi devidamente preparada para lidar com tanta autonomia e liberdade, que demandam doses altas de responsabilidades e riscos.

E antes de pensar em ter sócios para amenizar esta questão, sugiro que leia outro artigo em nosso blog: 7 erros comuns de um MVP com pouco investimento de dinheiro e tempo.

4) Deixar de perceber antes quantas ideias de negócios próprios e novas formas de trabalho estavam surgindo

Você pode começar a se dar conta quase 1 ou 2 anos depois de que haviam coisas incríveis acontecendo no mundo das quais você não tinha percebido antes ou ainda subestimado a sua potência e agora sente muita vontade de mudar novamente.

É um sentimento muito válido e comum. Se você ainda tem reservas financeiras ou conseguiu minimamente estabilizar a sua primeira ideia, ainda está em tempo. Mas é algo raro, especialmente para quem tem pouca experiência empreendedora.

Negócio próprio: benefícios de estar em mais de um projeto de vida e profissional ao mesmo tempo

Degustar várias ideias de negócios e que ainda sejam todos minimamente condizentes com seu projeto de vida e profissional não é uma tarefa fácil, mas possível, acredite!

Você pode se beneficiar porque:

1) Você vai dosando melhor ao longo do tempo em qual dos projetos profissionais alocar mais recursos e em quais ir tirando o pé

2) Você tenderá a não se preocupar ainda com toda a estruturação (mesmo que mínima) de uma empresa, já que cada projeto é de fato um projeto. E você o encara como tal

 3) Você estará semeando um terreno mais fértil e mais sustentável a curto e médio prazo, que o levará para o seu projeto de vida maior

4) Teoria e prática se complementam e aceleram muito o seu aprendizado e habilidades empreendedoras, especialmente a resiliência e flexibilidade

 5) Você ampliará exponencialmente a sua rede de contatos e networking ao se envolver com 2 ou 3 temas ao mesmo tempo

6) Você exercitará e aprimorará a sua habilidade de integração entre saberes e grupos distintos de pessoas

7) Elevará mais rapidamente o seu nível de compreensão do mundo atual, sua complexidade e seus problemas reais.

8) Esta é uma das melhores rotas para se autoconhecer melhor, especialmente decorrente do papel de estar a frente de seu próprio negócio, ainda que não formalizado

Experimente-se como Lifelong Worker: onde teoria e prática se encontram

O Experimente-se é um programa de partida, ou seja, uma vivência inicial para começar a se entender com tudo isso listado acima. Ele foi pensando para te ajudar a poupar sua energia em sua transição de carreira e vida.

Muitos nos perguntam como fazer para transformar sua vida e sua carreira. Para conciliar tantos projetos, trabalhos, negócios, iniciativas e ainda assim sorrirmos e termos tempo para Viver. E é disso que se trata esse programa de partida.

É sobre novos modelos de trabalho muito mais condizentes com o futuro que nos espera, assim como oportunidades de negócios, diversificando-as em diversas fontes de renda ao longo do tempo.

Esteja você empreendendo, pensando em empreender ou em transição de carreira e vida: conhecer o que vem por aí, entender como navegar nesse futuro e o que é preciso fazer AGORA pode interferir bastante na concretização de seu projeto de vida de mais longo prazo.

Seja #lifelongworker. Seja #freeworker. Bem-vindos á nova era. Para saber mais sobre as próximas turmas, clique aqui.

***** ***** ***** ***** ***** ***** *****

Leia também:

Algo cada vez mais comum é nos depararmos com pessoas que percebem que gostam de muitas coisas. Experimente-se primeiro, decida-se sem pressa.

Novos modelos de atuação no mercado de trabalho: Você, Líder – de si e de sua vida

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.