Transição de Carreira: comece ainda na CLT - Blog Lifelong Workers | Ressignificando o trabalho, a renda e a vida ao longo dela.
mulher no coworking pensando na carreira

Transição de Carreira: comece ainda na CLT

O planejamento de transição de carreira iniciada ainda quando se está trabalhando para outros é uma ideia inteligente – que nem todos podem fazer, já que muitas vezes já nem tem mais um emprego. Por isso mesmo, se um dia ou outro pensa nisso e está empregado atualmente, perceba e valorize esta oportunidade.

Segundo dados de uma pesquisa da Endeavor, apesar da maioria dos brasileiros afirmar que preferiria ter um negócio próprio a ser funcionário ou empregado, 66% dos que acham pouco provável empreender dizem que a falta de recursos financeiros para mergulhar nessa transição é o principal impedimento.

Uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que estão pensando em fazer transição de carreira é a de como começar sem ter recursos financeiros para investir num novo negócio e como pagar suas contas sem um emprego formal. Vamos lá então para algumas ideias?

Transição de carreira: “Gosto de tantas coisas. Como saber por onde começar?”

Transição de carreira geralmente está ligada a medo e insegurança. A verdade é que não precisa ser assim. É possível começar a transição de carreira estando ainda na CLT e conciliar as duas atividades. Isso, graças à liberdade que temos hoje em explorar nossa multipotencialidade.

Quem nunca ouviu dizer que quem faz mais de um caminho ao mesmo tempo não tem foco? Ou aquela frase terrível: quem faz mais de uma coisa ao mesmo tempo não faz nada direito? A era digital deixou esses pensamentos fora de lugar, tanto que cada vez mais os profissionais mais generalistas tem se destacado em relação aos especialistas.

“Graças à internet, às centenas de ferramentas gratuitas e às possibilidades de negócios que temos hoje, é possível aproveitar as habilidades que você já tem ou mesmo desenvolver novas.”

Experimente realizar aquele sonho que sempre te rondou, ou descubra novos. O importante é se permitir e ter mentalidade de experimentação!

Produtos e serviços digitais

Ensinar algum conhecimento específico por meio de aulas online (gravadas ou ao vivo), oferecer consultorias, mentorias ou workshops online são opções em que você não precisa inicialmente de investimento financeiro, só de tempo. Ideal para experimentar nesse momento de transição de carreira.

Utilizando plataformas como a Hotmart,você tem acesso a ferramentas que facilitam o gerenciamento do negócio e outras facilidades como: página de divulgação, meios de pagamento, entrega do conteúdo, conexão com parceiros comerciais (os chamados afiliados) que podem divulgar seu produto (no caso de um curso) ou serviço (no caso de consultorias e mentorias) em troca de uma comissão.

Se você gosta de escrever/escreve bem, existe um mar de oportunidades para você navegar. A primeira delas tem a ver com a anterior: uma das formas de ganhar dinheiro como afiliado divulgando produtos e serviços é ter um blog temático. Para isso, é importante conhecer estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que você pode aprender facilmente em cursos com investimento de menos de 100 reais em sites como o da Udemy.

Com essas técnicas, seus textos serão encontrados em pesquisas no Google, trazendo compradores para os produtos que você estiver divulgando. Também pode usar essa habilidade para produzir textos sob encomenda para produtores digitais ou empresas que precisam criar conteúdo.

Outro tipo de trabalho que pode ser feito em paralelo a CLT é o de prestar serviços administrativos e financeiros de forma remota. Conhecido como assistência virtual, esse tipo de serviço está em alta nos últimos tempos. Serviços como controle financeiro, emissão de notas fiscais, gestão de e-mails, pesquisas em geral, implantação de CRM, cadastro de clientes…

São muitos os serviços que podem ser prestados fora do horário comercial. Assim, você já vai experimentando esse tipo de trabalho e começa a fidelizar seus primeiros clientes. Esse tema é uma das minhas especialidades, inclusive.

Transição de Carreira no mundo offline

Produtos e serviços físicos continuam tendo espaço na atualidade. Vemos uma grande tendência de consumir produtos locais e artesanais, sejam eles alimentícios, vestuário, coisas para a casa. A pandemia intensificou ainda mais essa tendência, então, quem sabe agora é hora de apostar naquele sonho de fazer e vender sua especialidade na cozinha? Ou mesmo apostar numa marca de pijamas?

Outra tendência intensificada pela pandemia é a de serviços a domicílio. Personal chef, personal organizer, serviços de marcenaria e pequenos consertos… As possibilidades são infinitas e você pode sim transformar seu hobby em negócio.

Se optar por esse caminho, comece sua divulgação entre amigos e familiares, depois expanda oferecendo seus serviços para outros conhecidos e vizinhos. Utilize canais como grupos do Facebook ou WhatsApp e não se esqueça de coletar e guardar os depoimentos recebidos para quando resolver formalizar seu negócio.

As provas sociais, como são conhecidos os elogios de um serviço bem prestado, podem influenciar no crescimento ainda mais sustentável do seu negócio. E se o retorno não for tão positivo assim, escute seu cliente, avalie no que pode melhorar, mas não desista de seguir adiante no primeiro empecilho.

É importante ter em conta que – escolhendo um negócio online ou offline – para iniciar sua transição enquanto ainda está na CLT, é preciso ter mentalidade digital e usar as ferramentas da internet a seu favor!

Quais são seus receios e dúvidas sobre a transição de carreira?

***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** *****

Pensando em se experimentar em um novo formato de trabalho e vida, mas na dúvida sobre por onde começar? A jornada de partida proposta pela Lifelong Workers almeja poupar suas energias e investimentos nesse momento, onde entendemos que o primeiro passo é se conectar com as infinitas possibilidades de novos modelos de trabalho e de novas profissões, todas elas muito pautadas nas necessidades reais do novo mundo e da humanidade.

Saiba mais aqui sobre as próximas turmas do Programa Experimente-se como Lifelong Worker. Vem, é revigorante! Bom, é o que dizem algumas pessoas que já vivenciaram esta experiência conosco! : )

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.