Valores pessoais: autoconhecimento que te leva a uma visão de futuro poderosa - Blog Lifelong Workers | Ressignificando o trabalho, a renda e a vida ao longo dela.
autoconhecimento-você-sabe-quem-você-é-tire-a-máscara-valores-pessoais

Valores pessoais: autoconhecimento que te leva a uma visão de futuro poderosa

O que você acredita ser importante na harmonia entre a sua vida profissional e pessoal? Sabia que compreender bem os seus valores pessoais te ajudam a ter mais clareza sobre isso? É necessário autoconhecimento para identificá-los.

E os seus, quais são 3 ou 4 valores pessoais inegociáveis para você? Eles estão sendo respeitados em suas escolhas? Antes de tudo, vale a pena revisarmos um pouco sobre a definição de valores.

Valores pessoais são aquelas coisas que você acredita serem essenciais em sua vida e por isso, conscientemente ou não, determina suas prioridades. 

A falta de coerência entre seus valores pessoais e como você leva a vida pode ser fonte de insatisfação e até infelicidade no trabalho e na vida.

É aquela sensação de estar indo por um caminho estranho, de fazer algo que sente que não é bem isso que ressoa em você, que parece que não concorda muito, mesmo sem saber ao certo explicar o porquê. 

Mas se a maneira como você lida com a sua vida está alinhada com os seus valores pessoais, pronto, deu match!

A balança está mais equilibrada e a vida fica mais leve, feliz. E é esse caminho que devemos procurar sempre para um bom desenvolvimento pessoal.

Mas é necessário um esforço para alcançar um autoconhecimento, identificando esses valores pessoais. E então, decidir por uma mudança de vida ou até mesmo uma transição de carreira

Infelicidade no trabalho e na vida são um sinal de alerta

Pense sobre o seu dia a dia. Você está feliz no local onde trabalha, fazendo o que faz? Sente infelicidade no trabalho? Sente falta de estar com a família?

Gostaria de estar num ambiente menos competitivo? Se a vontade é de mudar a situação atual é bem provável que você esteja insatisfeito com a sua vida profissional. 

Pare um tempo na sua vida para pensar em quais são os seus valores pessoais e definir suas prioridades. Talvez este processo de autoconhecimento leve um tempo, mas tende a ir ficando mais fluído com uma prática recorrente.

“Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior” Dalai Lama

Quem sabe até tirar aquele período sabático que vive sendo adiado? 

Esse autoconhecimento vai tornar mais fácil algumas tomadas de decisões importantes e você sentirá mais confiante na hora de fazer planos e colocá-los em prática.

Só sabendo quais são seus valores pessoais prioritários você será capaz de responder as suas próprias perguntas com mais assertividade e descobrir que tipo de trabalho lhe faz mais sentido.

Isso lhe ajuda a decidir inclusive sobre abrir o seu próprio negócio, se o seu estilo tem a ver com a vida de freeworker ou ainda apenas reenquadrar o seu trabalho atual de uma forma que lhe traga mais significado.

Valores pessoais: estáveis, porém mutáveis

Os valores pessoais são estáveis por um certo período em nossas vidas, mas tendem a mudar com o tempo, nossos momentos e mudanças na vida.

Uma pessoa que iniciou na vida profissional agora geralmente tem valores pessoais prioritários que diferem de outra que está há anos no mercado e já formou uma família.

A definição de sucesso é mutável e subjetiva, portanto, seus valores pessoais também.

Por isso, esse contato com seus valores, esse autoconhecimento, é um exercício que deve ser levado para a vida toda.

Revisite sempre que possível e veja se há um desequilíbrio ou incoerência, alguma infelicidade no trabalho ou na vida. Sugerimos algumas dicas a seguir.

5 passos para refletir e alinhar seus valores pessoais com seu estilo de vida

1 – Felicidade

Olhe para trás e lembre quando você sentiu que estava fazendo boas escolhas, sem sombra de dúvidas. Identifique momentos na sua vida profissional e pessoal que te fizeram feliz. 

Para te ajudar, responda a perguntas como “O que você estava fazendo?”, Com quem você estava?”, “Algum outro fator contribuiu para essa felicidade?”

2 – Orgulho

Aponte os momentos em que você mais sentia orgulho do rumo que sua vida profissional e pessoal levava.

Destaque esses exemplos e responda para si: “Por que você sentia esse orgulho?” e “Outras pessoas compartilhavam do seu orgulho?”

3 – Realização 

Pense naqueles momentos que sentia uma grande realização e satisfação. 

“Qual desejo foi atendido para que chegasse a esse equilíbrio?”, “Por que e de que forma essa experiência anterior contribuiu para dar sentido a sua vida?”

4 – Materialize em palavras

Após respondidas essas perguntas, tente determinar os seus valores pessoais principais usando cerca de dez palavras.

Use suas experiências de felicidade, orgulho e realização que foram destacadas acima. Pensou?

Vamos supor que você tenha destacado palavras como filantropia, comunidade e generosidade. Isso significa que um de seus valores é servir aos outros.

“O homem tem duas faces: não pode amar ninguém, se não amar a si próprio.” – Albert Camus

Ou se você se identificou com foco e ambição, pode ter como valor a competitividade no trabalho.

5 – Compare os seus valores pessoais

Achou fácil até agora? Essa nova etapa pode ser mais desafiadora, porque o autoconhecimento será ainda mais aprofundado.

Você terá que escolher entre valores diferentes, porém importantes e definir qual deles mais importa para você. 

Anote esses valores, olhe para os dois primeiros e se questione se pudesse ser feliz apenas com um deles, qual escolheria?

Compare cada valor entre si até ter uma lista com uma ordem correta. 

Ex.: Viver em comunidade X Recolhimento pessoal (ter momentos bem introspectivos frequentes). Você até pode querer os dois, em momentos distintos do dia ou da semana. Mas qual deles é ainda mais essencial para você, se tivesse que escolher entre eles?

Isso não significa que você tenha que abrir mão de certos valores. Mas se não for capaz de ranquear e concluir quais são no máximo 5 valores pessoais essenciais para você, dificilmente conseguirá harmonizar a sua vida pelo volume de variáveis.

O que fazer com os demais valores importantes, mas que não entraram na lista como essenciais?

Simplesmente se lembrar dessa diferença entre eles quando entrar em momentos reflexivos em sua vida. Integral, já que somos uma única pessoa no pessoal e no proffissional, certo? ; )

Quais as prioridades da sua vida profissional e pessoal, ou melhor, da sua vida integral?

Agora que você já tem definido quais valores têm prioridade máxima na sua vida integral, tente se certificar que eles estão ajustados a como você vive e sobre a sua visão de si. 

Para te ajudar, faça as seguintes questões para si: 

“Esses valores selecionados te fazem se sentir bem?”

“Você sente orgulho quando pensa sobre os seus 3 primeiros valores?”

“E se você contasse os seus valores para algumas pessoas que você tem admiração, você se sentiria confortável?”

 Essas perguntas vão te ajudar a saber se há alguma insatisfação no trabalho ou na vida pessoal e se o caminho que você está tomando tem lhe feito sentido.

E vai garantir que, quando considerar seus valores na tomada de decisões, você vai manter seu senso de integridade.

Será uma tomada de decisões leve, com confiança e clareza porque saberá que está fazendo escolhas para sua satisfação. 

Autoconhecimento é importante ao longo de toda a nessa jornada Lifelong Learning

Não é fácil fazer escolhas. Mas tendo em mente seus valores pessoais, esse processo é bem facilitado. Exercícios de identificar, compreender, revisar e aplicar esses valores no seu dia a dia deve ser feito constantemente.

Apesar do desafio de se criar este hábito, ele é muito importante para a manutenção da sua felicidade e de manter viva e ativa a pessoa que você verdadeiramente é ou quem deseja ser.

Por isso, esse autoconhecimento é essencial para que seja usado como um guia para sua vida profissional e pessoal.                          

Algumas decisões que precisam ser tomadas só pedem que você escolha o que mais valoriza. E será reconfortante para você confiar nos seus valores pessoais como um norte para seguir na direção a futuros mais promissores. 

Acompanhe a Lifelong Workers agora também pelo Facebook. Ou se preferir, pelo Linkedin – e esteja a par de tantas novas questões que nos ajudam a ressignificar o nosso trabalho, nossa renda e vida integral – ao longo dela toda.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.